Cinema em Casa: Um Lobisomem Americano em Londres

Em tempos de Lua Nova, que particularmente acho uma bela de uma porcaria, estava eu na locadora quando vi esse clássico dos filmes de terror, bem resolvi reassisti-lo. Eu lembro de ter ficado alguns dias sem dormir direito quando o assisti no finado “Cinema em Casa” do SBT, no início dos anos 90. Na história dois estudantes americanos estão no norte da Inglaterra, depois de pegarem carona com um pastor, ele os diz para ficarem loge do pantano e se manterem na estrada. Os dois entram em um pub o “Cordeiro Massacrado” para fugir do frio, no pub Jack (Griffin Dunne) ver um pentagrama desenhado na parede e pergunta o que seria aquilo, os locais então os mandam sair, mas repetem as mesmas recomendações do pastor e acrescentando ainda um tenebroso “cuidado com a lua”. David (David Naughton) e Jack partem sem entender muito bem o motivo daquele comportamento estranho, enquanto na taverna as pessoas ficam discutindo: alguns acham que não adiantaria contar a verdade aos forasteiros, pois estes não acreditariam, outros achavam que foi um erro deixa-los partir, e que deveriam ir atrás deles. Desse ponto pra frente não farei spoilers, assistam o filme!

Paralelamente ao enfoque no suspense e no horror, o filme também dá destaque para o humor, que a partir daqui passou a ser um elemento incorporado em quase todos os filmes de terror desenvolvidos ao longo da década de 1980. Mas quando se fala em humor, é preciso que se tenha a noção de que se trata de um humor sutil e ocasional, e não algo forçado e que inevitavelmente descamba para a baixaria, como no caso dos filmes de “horror adolescente” feitos atualmente. Impossível não se divertir com os diálogos entre David e Jack, e outras cenas hilárias que compõem o filme.

Outro destaque deste filme é a maquiagem e efeitos especiais, temos aqui a mais fantástica cena de transformação já vista em um filme de lobisomem, em um show de maquiagem e feitos especiais jamais superados no gênero, e que deixa no chinelo as transformações nada realistas feitas em CGI em filmes como “Lua Negra”, “Van Helsing” ou “Amaldiçoados”. E tudo isso regado a “Blue Moon” de Sam Cooke.

Por todos esses fatores apresentados acima, Um Lobisomem Americano em Londres será sempre uma referência de destaque quando se falar em filmes de lobisomem, espero que essa geração não pense que lobisomem é aquela coisa mostrada em Lua Nova.

Trailer do Filme:

Título em Português: Um Lobisomem Americano em Londres
Título Original: An American Werewolf in London
Diretor: John Landis
Genero: Terror
Elenco: David Naughton, Jenny Agutter, Griffin Dunne, John Woodvine, Lila Kaye, Joe Belcher, David Schofield, Brian Glover
Ano de Produção: 1981
Formato da Tela: 1.85 : 1
Cor: Color
Som: DTS Digital (relançamento) / Mono (original)

Anúncios

, , , ,

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: